a empresa multifamiliar do Brasil empreendedor

Category: empresa

as empresas multifamiliares são uma realidade no Brasil. E, em função do fortalecimento de nossa economia e da onda de empreendedorismo que vem ganhando força no país, nos próximos anos elas deverão crescer ainda mais. Ao contrário das organizações unifamiliares, as multifamiliares nascem da união de sócios sem vínculos familiares e que geralmente mantêm uma sólida relação de confiança e respeito mútuos. Fazer com que o bom relacionamento se mantenha harmonioso também entre os membros das próximas gerações, no entanto, são outros quinhentos. Cada conjunto familiar, afinal, constrói uma cultura e cada família tem sua própria forma de encarar os demais sócios, seus membros e os negócios.

criar uma história comum Quando uma empresa é constituída por vários sócios, existe uma grande probabilidade de que sua história tenha inúmeras versões. Portanto, é fundamental que este tema seja discutido enquanto os fundadores estão no pleno exercício de seus papéis.

construir um sistema de valores únicos As relações entre os acionistas devem ser sempre pautadas por um conjunto de valores aceito por todos os mem-
bros da sociedade.

formar uma cultura societária É indispensável que os futuros herdeiros estudem e sejam preparados para desempenhar o futuro papel de acionistas.

conhecer bem a empresa A visão que muitos herdeiros possuem do negócio geralmente é aquela que foi transmitida pelo pai ou pela mãe. Isso, porém, é insuficiente e deve ser complementado por outras fontes de informação.

planejamento do processo sucessório A sucessão não deve ser feita apenas devido à falta de um dos sócios-fundadores.

elaboração de um projeto de vida e uma carreira estruturados Conciliar os aspectos individuais e coletivos numa empresa multifamiliar é condição essencial para perpetuar o negócio e a sociedade, o que vale para as gerações atuais e futuras.