top of page

Família empresária Langone Cervetto - sabor que une gerações

Unida em torno da mesa, família empresária Langone Cervetto mantém a tradição natalina com um prato tipicamente italiano

Transmitida para Gabriela Cervetto por sua mãe, preparação do Ravioli alla Genovese simboliza continuidade da herança familiar


Alimentar é um ato, que vai muito além de suprir as necessidades nutricionais de nosso corpo físico. Desde nossa origem precisamos ser alimentados, é parte da vida, uma ação que pode se tornar, já no início, uma relação que expressa o afeto. Os cuidados com aquilo que escolhemos e levamos para casa, o carinho no preparo, o espaço onde servimos e compartilhamos a refeição, o desfrutar dos sabores, as conversas à mesa, chegando à intimidade de lavar e guardar os pratos; toda a experiência da cozinha alimenta os relacionamentos e nutre famílias.


E é nessa sequência de ações, que incluem planejamento, preparação, alimentação, interação e arrumação, que os vínculos acabam sendo fortalecidos. As famílias que cozinham em conjunto, ensinam seus filhos a participar e admirar esses atos, passando pelos amigos que se reúnem para almoçar ou os namorados que preparam e celebram

juntos, confirmam que é ao redor de uma boa refeição que as boas memórias

afetivas acontecem.


Como conta o livro “Arroz de Palma” (ver nossa editoria Para Inspirar, pág. 09), “família é prato difícil de preparar”. São muitos ingredientes, muitas pessoas e emoções que nos desafiam a gerar uma combinação harmoniosa. Com muita gente apimentada, o relacionamento será mais difícil. Já muita gente doce poderá faltar sal nessa receita. Temperos exóticos trazem novos aromas e sensações, mas em excesso, podem abalar nosso paladar. É um equilíbrio delicado, que, assim como acontece dentro das panelas, exige coragem, devoção e paciência.


Da mesma forma que um prato elaborado raramente se faz em 15 minutos, construir uma família empresária leva tempo. É preciso ter dedicação, disposição para o trabalho coletivo e uma boa dose de criatividade, pois não existe uma receita de família que sirva para todas as ocasiões. A boa receita é aquela que se inventa, se adapta, é uma mistura de ciência e arte, de método e improviso.


Vale para a coexistência entre as pessoas, vale para colocar a colher na panela. Toda família empresária cresceu em torno de uma mesa, onde todos se reuniam de tempos em tempos. Contar os “causos” da empresa, celebrar e compartilhar memórias costumam fazer parte do churrasco, da macarronada ou de qualquer outro prato que faça parte dessa tradição familiar.


Uma tradição que renova e fortalece os laços entre as gerações, que cria um legado e que funde a família e sua postura em relação aos seus negócios.


Um bom exemplo de receita que une culinária, transmissão do legado e aprendizado para as novas gerações está na família empresária Langone Cervetto, do Grupo Cecil. Já se sabe qual será o prato servido no almoço de Natal, todo dia 25 de dezembro: Ravioli alla Genovese. “É uma receita tradicional das festas natalinas da região da Ligúria, na Itália, e minha avó Gerolama preparava todos os anos para nós”, conta Maria Valéria Langone Cervetto, membro da terceira geração. Hoje, ela é a “guardiã do ravioli”, responsável por manter essa chama acesa, assumindo a tradição, que foi transmitida por seu pai. “Aprendi com ele a fazer o recheio e refilar a massa bem fina, quase transparente”, conta. Também chamado de Ravioli al Tocco, o prato é feito com pedaços grandes de carne e molho vermelho (veja receita no boxe). O almoço de Natal é uma grande festa familiar, e o ravioli da nonna une gerações em torno de um grande evento significativo para todos. “É uma tradição que nos lembra das nossas origens e traz um sentimento de gratidão pela estrada que percorremos durante décadas”, comenta. E a receita da família já está sendo transmitida para as gerações mais novas. Gabriela, filha de Maria Valéria, sempre a ajuda na confecção dos raviolis. “Espero que ela siga a tradição, pois é algo muito marcante que reforça o senso de que todos somos um, desde a nonna Gerolama, que não está mais com a gente, até as crianças mais novas”, completa.


Assim como a culinária transcende o simples ato de alimentar, a tradição dos Langone Cervetto vai além; é o sabor que une gerações, mantém vivo o legado familiar, reforçando os laços afetivos.

*matéria publicada na Revista Gerações 2024: https://www.hoft.com/revistas

コメント


bottom of page