top of page

Lwart - dois começos, uma história de sucesso


A certeza de que a evolução dos negócios e das relações familiares caminha lado a lado é a base para a estrutura sólida na qual se baseia a família Trecenti, controladora do Grupo Lwart e vencedora do Prêmio Família Empresária 2012.

 

A evolução ininterrupta na gestão de seus negócios e suas relações interfamiliares e a certeza de que se trata de um processo sem prazo para acabar é a base para a estrutura sólida na qual se baseia a família Trecenti, vencedora do Prêmio Família Empresária 2012. Controladora do Grupo Lwart, há tempos a família trabalha na evolução de suas práticas de governança corporativa, que inclui, além de processos que garantem a excelência na gestão dos negócios, mecanismos que asseguram o convívio feliz e saudável das suas, até aqui, quatro gerações.

 

Com dois começos, ambos exemplos de coragem e perseverança de seus fundadores, os irmãos Luiz, Wilson, Alberto e Renato Trecenti , a história do Grupo Lwart serve de motivação para aqueles que têm sonhos. O primeiro aconteceu em 1952, quando com recursos vindos do trabalho de um armazém da família e o apoio do pai, os irmãos fundaram a Trecenti Indústria e Comércio Ltda., onde fabricavam portas e janelas e forneciam mão de obra para a construção das destilarias de açúcar e álcool da região de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Esse negócio depois evoluiu para a produção de equipamentos agrícolas, carrocerias e carretas para transporte de cana.

 

Mais tarde, na década de 60, os irmãos passaram a produzir vergalhões para construções, estruturas metálicas e equipamentos agrícolas como plantadeiras e correntões projetados na própria empresa. Em 1962, abriram um comércio de ferragens e materiais de construção, a Ferragens São Carlos, batizada com este nome em homenagem ao pai, Carlos Trecenti.

 

Com a evolução dos trabalhos da oficina, veio o segundo começo: os irmãos já atendiam clientes em outros estados do país e, numa viagem de negócios, conheceram a atividade que deu origem à Lwart Lubrificantes, primeira empresa do Grupo, fundada em 1975: a coleta e o rerrefino de óleos lubrificantes usados. A própria oficina da família construiu os equipamentos da primeira fábrica, chamada hoje carinhosamente de “Lwartinha”. "O nome Lwart é a união das iniciais do nome de cada um dos fundadores com a primeira letra do sobrenome da família", explica Carlos Renato Trecenti, CEO do Grupo Lwart. "Criar uma marca com as iniciais dos irmãos era um sonho que o tio Luiz tinha desde o início dos anos 1960", conta o executivo, que é filho de Renato Trecenti e, portanto, membro da segunda geração da família.

 

Para tristeza da família, o "tio Luiz" faleceu em 1964, sem ver o sucesso que teria a empresa que ele ajudou a criar. Mas os negócios não perderam força por isso. "Nossa geração [a segunda] é bastante grande. Já na década de 60 alguns primos estavam envolvidos com os negócios", afirma Carlos Renato, referindo-se a filhos de Luiz que participaram da fundação da Lwart.

 

A Lwart Lubrificantes tinha capacidade inicial para processar 80 mil litros por mês. Hoje, mais de 30 anos depois, a empresa conta com 15 centros de coleta, frota própria de mais de 250 veículos para atender todo o país e duas unidades de rerrefino, uma em Lençóis Paulista (SP) e outra em Feira de Santana (BA), processando 140 milhões de litros/ano de óleo usado. É considerada a maior rerrefinadora da América Latina.

 

Em 1982, outro dos fundadores, Wilson, também morreu. A exemplo da perda de Luiz, a família seguiu em frente e, dois anos depois, interessada em ampliar os negócios do Grupo Lwart, identificou a disponibilidade de florestas plantadas como potencial para um novo empreendimento. Em 1984, criaram a Lwarcel Celulose, que hoje tem capacidade de produzir 250 mil toneladas de celulose por ano, sempre com atuação sustentável e controle ambiental.

 

E a evolução dos negócios seguiu com a fundação da Lwart Química, em 1997. A empresa é especializada em soluções para impermeabilização, isolação termo acústica e pavimentação. Ela utiliza um composto asfáltico obtido do processo do rerrefino da Lwart Lubrificantes como uma de suas principais matérias-primas. O Grupo Lwart emprega hoje 3,3 mil colaboradores, entre funcionários diretos e terceirizados, e faturou R$ 732 milhões em 2011.

 

Segredo para o sucesso

Experiência, inovação, profissionalismo, investimentos e dedicação são alguns dos ingredientes para o sucesso dos negócios do Grupo Lwart. No entanto, esse sucesso seria impossível se não tivesse sido mantida a união da família Trecenti por trás dos empreendimentos. Durante os 33 anos de sua história, o Grupo Lwart foi conduzido por seus fundadores. Dentro de um processo de transição planejada, os fundadores, a partir de 2009, passaram a atuar como membros do Conselho de Administração, deixando a direção executiva das empresas para uma nova equipe.

 

Paralelamente ao crescimento do Grupo, a família dos fundadores também cresceu. E em uma organização maior e mais complexa exigiu a criação de uma estrutura e normas que orientassem a maneira como a empresa seria administrada. Sob a proposta de tornar as regras conhecidas por todos, orientar e facilitar os processos de decisão, definindo o papel e a autonomia de cada um e, principalmente, permitir que a companhia seja conduzida com transparência, seriedade e responsabilidade, o grupo implantou um sistema de governança moderno. No Grupo Lwart, a estrutura de governança atual também conta, além do Conselho de Administração, com Conselhos de Família e de Sócios.

 

Desde 2008 a família mantém um acordo societário com uma série de regras previstas, incluindo regras de uso de serviços, regras para trabalhar na empresa, códigos de conduta, valores e missão da empresa, entre outras coisas. Agora, através dos conselhos, a família organiza um protocolo que vem complementar e amarrar tudo o que está previsto nesse acordo. "A somatória disso tudo irá compor o protocolo que deve ser finalizado ainda em 2012", explica Henrique Trecenti, membro do Conselho de Família do Grupo Lwart. Henrique é neto de Alberto e um dos representantes da terceira geração da família na companhia.

 

O grupo é controlado pela holding Lwart Participações, da qual cada uma das quatro holdings familiares detém 25%. Cada núcleo familiar pode indicar dois membros para cada um dos conselhos. "Com exceção do Conselho Societário, em que os membros precisam ser herdeiros diretos, não há nenhum tipo de restrição para indicação de membros", destaca Carlos Renato.

 

Isso, para a família Trecenti, é motivo de orgulho e um dos segredos para o sucesso do bom relacionamento. "Para nós, cônjuges também são parte da família. Não existe diferença entre eles e os membros consanguíneos", diz o CEO do grupo. "Os agregados, como costumam ser chamados, têm toda a liberdade de opinar, dar conselhos, participar dos negócios, inclusive com cargos dentro das empresas do grupo", completa.


E se de um lado os agregados têm liberdade de participar dos negócios como membros da família, aqueles que preferem seguir vocações pessoais que não tenham relação com os negócios do grupo também se sentem à vontade para fazê-lo. "Todos têm a visão clara de que trabalhar na empresa é uma opção. Ser bom sócio, porém, é uma obrigação", afirma Carlos Renato. Para assegurar que os herdeiros sejam bons sócios, independentemente do caminho profissional que decidem seguir, o grupo possui um programa de preparo de sócios, que contempla o conhecimento dos negócios das empresas, tendências de mercado e questões de contabilidade, entre outras disciplinas. Hoje o Grupo Lwart tem cerca de 30 sócios e quase todos eles já recebem investimentos em desenvolvimento intelectual e de capital humano.

 

E por falar em relacionamento, churrascos e encontros familiares são meios frequentes para estimular não apenas o bom convívio, mas o envolvimento dos herdeiros com os negócios da família. As assembleias familiares, realizadas a cada três meses desde 2005, também são excelentes para a troca de ideias e a união da família Trecenti. "Quanto mais se avança no sentido da governança corporativa, mas a família se fortalece no que diz respeito a capacidades de decisão e relacionamento", resume Carlos Renato. "Compromissos de caráter moral e valores como união, compreensão, transparência e humildade são essenciais ao sucesso dos negócios e do bom relacionamento nas famílias empresárias", completa Henrique.

 

Por uma sociedade melhor

Uma característica que difere muito as empresas familiares das demais é a preocupação de seus fundadores com a comunidade onde estão inseridas. No Grupo Lwart esta característica é evidente e, mais interessante, enche de orgulho os seus herdeiros. "O envolvimento da família sempre foi muito grande. Com o tempo, conseguimos avançar e estruturar projetos bastante sólidos. Mas o legal é ver que esse envolvimento não é apenas do grupo como instituição jurídica, mas de nossos tios e avós diretamente, como pessoas físicas mesmo", diz Henrique Trecenti, membro do Conselho de Família do Grupo Lwart.

 

Melhorar a condição social das comunidades do entorno é uma das formas encontradas pelo grupo para contribuir para o avanço econômico de Lençóis Paulista e região. Em 2011 foram destinados mais de R$ 665 mil a iniciativas sociais como patrocínios a entidades e eventos comunitários, ações culturais e alocação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de vários municípios nos quais a empresa mantém negócios. Parte dos recursos também foi destinada para a construção do Teatro Municipal de Lençóis Paulista, a instalação do Memorial da Indústria de Bauru e a viabilização do Projeto Gatarella – peça teatral promovida em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura, Saúde e Meio Ambiente de Lençóis Paulista.

 

A responsabilidade corporativa do Grupo Lwart envolve também a realização de projetos sociais para promover desenvolvimento da cidadania e contribuir com o progresso nas comunidades próximas às fábricas. Com este objetivo, o grupo também administra projetos próprios dirigidos aos adolescentes da região de Lençóis Paulista, como o Projeto Formação de Líderes e o Projeto Escola, que visa incentivar a educação, cultura, esportes e meio ambiente na região.

 

Motivo de orgulho para o grupo, juntos, em mais de dez anos, os projetos já beneficiaram quase 20 mil crianças, adolescentes e jovens da região.


matéria publicada na revista Gerações 2012

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page